Projeto Didático – PD


Uma das temáticas que vem sendo implantadas pelos professores no âmbito educacional, é o trabalho por meio de projetos. Mas, afinal, o que são Projetos?
Segundo Almeida (2002) projeto é a construção própria da atividade humana; sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, representada por um conjunto de ações que ele antevê importante de ser executadas para alcançar os resultados propostos.
Na educação, segundo Valente (2002) o desenvolvimento de projetos educacionais é uma alternativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as situações reais do mundo que vivemos, na busca de unir dois mundos que coexistem separadamente: a vida e a escola. A possibilidade de trabalhar em educação, por meio de PD, significa dar aos alunos a oportunidade de aprender a fazer planejamentos com o propósito de transformar uma situação real e concreta, contextualizadas, em uma realidade. Os projetos didáticos, além de tratar os conteúdos programados, eles contextualizam essas aprendizagens na busca de um produto final.

Etapas de um projeto…


Os projetos não têm um esquema único e pré-concebido. Cada projeto terá uma estrutura diferente, pois dependerá sempre do tipo de problema que está sendo proposto, das experiências prévias do grupo e das possibilidades reais da escola. A estrutura deve ser flexível e aberta a mudanças, para não se tornar um modo singular e repetitivo de analisar e ver o mundo.

As linhas gerais de um Projeto Didático são:

  1. Definição do problema: O ponto de partida para criar, planejar e implementar um PD será um situação-problema, a definição do tema pode ser levado pelo professor, pois ele sabe os objetivos didáticos e os conteúdos que deseja trabalhar, mas é importante que os alunos tenham interesse em desenvolvê-lo e participação ativa na elaboração.
  2. Planejamento do trabalho: Nesta etapa é definido a(s) disciplina(s) envolvida(s) no projeto, muitos educadores defendem que os projetos devem ser interdisciplinar e/ou transdisciplinar. É importante, também, determinar a duração de um projeto, os recursos materiais e humanos necessários. Além disso, alunos e professor(res) levantam propostas, organizam, produzem a base do planejamento das tarefas e todos são responsáveis. Neste planejamento inicial, também, pode ser visto como o primeiro momento da avaliação que irá servir de parâmetro para a avaliação final do projeto.
  3. Coleta de informações: O grupo (alunos e professor) buscam informações externas em diferentes fontes: conversas ou entrevistas, passeios ou visitas, observações, exploração de materiais, experiências concretas, pesquisas bibliográficas, a comunidade, e os pais, também, são ótimos informantes.
  4. Organização das informações: É a etapa em que os alunos com auxílio do professor; formulam as diferentes hipóteses, selecionam e coletam os materiais para realização das omparações, inferências, relações entre as informações, organizando-as e construindo interpretações da realidade. Neste momento, é necessário escolher o que deve ser registrado, indicar como é possível registrar, selecionar e (re)elaborar o que foi pesquisado.
  5. Avaliação: A avaliação de um projeto didático deve levar em conta, principalmente, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante sua realização. Um projeto é bom pelas aprendizagens que proporciona a seus alunos, em tornar um trabalho desenvolvido em realidade (produto final).


“O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia; é o futuro a fazer,
um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma idéia a transformar em ato”. Barbier(1994)
 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: