Linguagem LOGO



A palavra LOGO foi usada como referência a um termo grego que significa “pensamento, raciocínio e discurso”, ou também, “razão e cálculo”. Para designar tanto a linguagem simples de programação, quando a abordagem educacional que sustenta a sua utilização.

A linguagem LOGO foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Massachussetts Institute of Technology (MIT), liberado pelo professor
Seymour Papert para ser utilizado com finalidades educacionais. Com o objetivo permitir a construção do conhecimento e de facilitar o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem do aluno. O LOGO é baseada nas teorias Jean Piaget; o aluno pode ser visto como construtor de sua própria estrutura intelectual. A filosofia da linguagem LOGO, é definida por Paper “onde o computador é a ferramenta que propicia ao aluno as condições de entrar em contato com algumas das mais profundas idéias em ciências, matemática, lógica e criação de modelos”. Ao trabalhar com a linguagem LOGO, o aluno aprende por si próprio, experimentando, observando, comparando, planejando, tratando erros na tentativa de acerto para solução do problema. É o aprendizado baseado na abordagem construcionista Valente; o aluno aprende e ensina. O uso do LOGO nas atividades escolar, proporciona aos educadores formarem seres que pensam, que investigam e que conseguem buscar novos caminhos para a solução dos problemas.

Alguns projetos desenvolvido com lingaguem LOGO


O LOGO na Escola Pública Projeto desenvolvido pela Fundação Romia Escola Pública
LOGO FORA DA ESCOLA: construindo um espaço alternativo para educação
Projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Maringá e Universidade Estadual de Maringá

Uma resposta para Linguagem LOGO

  1. Simone disse:

    Oi Vera…
    gostei muito de teu blog…
    Também estou fazendo uma especialização em informática (ufrgs).
    Você mora na minha terrinha🙂 (Farroupilha)… minha família toda é daí…
    Também sou apaixonada por informática educativa… você conhece SCratch??? Minha mono estou fazendo sobre ele… tem um raciocínio bem parecido com o do logo… mas é muito mais amigável e intuitivo… se puderes dá uma olhadinha…

    Um abraço

    Simone

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s