Blog na Educação


A origem da palavra blog vem da expressão “Web log”, ou seja, literalmente, diário de bordo na rede.
A pesquisa em blogs acadêmicos ou educativos, assim com a proposta de desenvolver atividades em blogs por parte dos alunos, têm sido cada vez mais utilizadas por educadores.
A facilidade na criação e publicação das atividades, unida à possibilidade de construção coletiva e o potencial de intereção, inclusive com leitores desconhecidos, tornam os blogs uma ferramenta pedagógica. Os alunos podem fazer uso dos blogs para construir projetos e pesquisas individuais e em grupo, divulgação de trabalhos textos produzidos em conjunto e comentários sobre outros textos. Os professores, por sua vez, podem utilizar blogs para fornecer informações atualizadas e comentários sobre suas áreas de especialidades, assim como propor questões, exercícios e links para outros sites.
Segundo Suzana Gutierrez , da UFRGS, os blogs promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração, co-autoria, autonomia, exercer o pensamento crítico.
E conforme o professor Jarbas Novelino Barreto do Senac de São Paulo “Não podemos mais inibir o aluno, que já está tão acostumado com aquela caneta vermelha rabiscando o texto. O interessante do blog é que o estudante se manifeste sem restrições, interagindo com outros alunos e professores”.
A seguir alguns artigos publicados sobre uso de blogs na educação:
Sete motivos para um professor criar um blog publicado pela professora Betina von Staa.
Blog-se…Quando percebem que vão publicar uma página na internet, os alunos dão um salto de qualidade nas pesquisas, na produção de texto, no trabalho em equipe… Na aprendizagem.
Revista Nova Escola.
Quer aprender? Crie um blog…Como alunos e professores estão usando os diários na internet para partilhar dúvidas, estimular pesquisas e incentivar a troca de informações Revista Época.

Uma resposta para Blog na Educação

  1. camila disse:

    Realmente o blog pode auxiliar de diversas formas na ação pedagogica.Incluindo diversos conteúdos, e facilitando atingi- los.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s