Software Livre – Linux


O Software Livre refere-se à liberdade que os usuários tem para executar, copiar, estudar, melhorar, adaptar e distribuir o conhecimento. Básica refere-se a quatro tipos de liberdade que são:

  1. A liberdade de executar o programa, com qualquer propósito;
  2. A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades;
  3. A liberdade para redistribuir cópias do programa;
  4. A liberdade de melhorar o programa e distribuir suas melhorias para todos.


Portanto, a filosofia de Software Livre está baseada na livre troca de conhecimento e dos pensamentos, solidariedade e a liberdade.
O software livre nasceu na universidade, e rapidamente vem se expandindo nos diversos setores da sociedade. Na educação, a adoção de softwares livres traz inúmeras vantagens frente ao software proprietário, destacando-se inicialmente a questão macroeconômica, pois os custos de manutenção de laboratórios de informática das escolas por meio de softwares livres são bem inferiores se comparados ao software proprietário.
Por exemplo, toda parte de suporte do S.O, seus aplicativos, ferramentas, softwares podem ser encontrados disponível gratuitamente na Web, em Newsgroups e fóruns, além disso, o
Linux é muito mais seguro, com taxas baixíssimas de infecções por vírus, é altamente resistente a quedas no sistema, e raramente precisa ser reiniciado. É possível, também, escolher entre centenas de distribuições Linux, aquele que melhor atenda as necessidades especifíca de um grupo de usuários, exemplo, as distribuições Edubuntu (Ubuntu), OpenSuSE Education (SUSE), Linux Educacacional (DEBIAN), Pandorga (Kurumin), entre outras vantagens.


O vídeo abaixo define o conceito de algumas distrubuições Linux.


Portanto, o uso de Software Livre torna-se um instrumento de inclusão social. Em um país de tantas diferenças sociais e educacionais, a concentração e empenho de pesquisadores em torno de um projeto que está voltado para a diminuição dos custos de softwares sinaliza a solidariedade para com os excluídos, pois quanto mais a tecnologia estiver acessível a todos, maior será o desenvolvimento na área da educação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s